Gestión de editoriales universitarias y la transferencia estratégica de conocimiento en Panamá
Management of university publishing houses and the strategic transfer of knowledge in Panama
A gestão das editoras universitárias e a transferência estratégica de conhecimentos no Panamá
Resumo (pt)
A pesquisa visa identificar um modelo de gestão competitiva na gestão das editoras universitárias e a transferência estratégica de conhecimento no Panamá, em linha com a missão das universidades públicas panamenhas e a disseminação do conhecimento, sendo o desafio das editoras levar o conhecimento à sociedade. O objetivo geral foi a análise dos modelos de gestão de três editoras públicas universitárias no Panamá, quanto a sua sincronia com as metas, objetivos e políticas universitárias, na transferência de conhecimentos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os elementos para realizar os processos científicos de indução, dedução, análise e síntese das informações coletadas. Entre as técnicas de coleta de dados, predominaram o método observacional, aplicado às três universidades públicas que possuem editoras, e análise documental. A partir dos resultados obtidos, surgiu um modelo que complementa as características das editoras universitárias, embora ainda seja necessário fazer a mudança que decorrerá na criação de uma rede nacional de alianças que promova produtos e serviços e forneça o suporte necessário ao usuário.
Resumo (en)
The research aims to identify a competitive management model in the management of university publishing houses and the strategic transfer of knowledge in Panama, consistent with the mission of Panamanian public universities and with the dissemination of knowledge, being the university publishing houses challenge to bring knowledge to society. The general objective focused on analyzing the management models of three public university publishing houses in Panama, in terms of their alignment with the university goals, objectives and policies, in the transfer of knowledge. A qualitative investigation was performed with the elements intended to carry out the scientific processes of induction, deduction, analysis and synthesis of the information collected. Among the data collection techniques, the observational method, applied to the three public universities that have publishing houses, and the documentary analysis predominated. The results obtained gave rise to a model that is complemented by the characteristics of university publishing houses, although the change is still needed to encourage them to create a national network of alliances, which promotes products and services, and provides the necessary support to user.
Resumo (es)
La investigación apunta a identificar un modelo de gestión competitivo en la gestión de las editoriales universitarias y la transferencia estratégica de conocimiento en Panamá, cónsono con la misión de las universidades públicas panameñas y con la difusión de conocimiento, donde el desafío de las editoriales es llevar el conocimiento a la sociedad. El objetivo general se centró en analizar los modelos de gestión de tres editoriales universitarias públicas en Panamá, en cuanto a su sincronía con las metas, objetivos y políticas universitarias, en la transferencia de conocimiento. Se realizó una investigación cualitativa con los elementos para realizar los procesos científicos de la inducción, la deducción, el análisis y la síntesis de la información recabada. Entre las técnicas para la recolección de datos predominaron el método observacional, aplicado a las tres universidades públicas que cuentan con editoriales y el análisis documental. De los resultados obtenidos emanó un modelo que se complementa con las características de las editoriales universitarias, aunque aún hace falta realizar el cambio que las impulse a la creación de una red nacional de alianzas, que promocione los productos y servicios, y otorgue el apoyo necesario al usuario.
Referências
Blasco, J.L. y Grimaltos, T. (2004). Teoría del conocimiento. Universitat de Valencia.
Castillo Méndez, M. (2000). El panorama actual de la edición universitaria en Iberoamérica. Primer Congreso Iberoamericano de Editoriales Universitarias.
Cordón-García, J.-A. y Gómez-Díaz, R. (2010). Edición universitaria en el contexto de la edición científica: autoría, reconocimiento y valoración. El profesional de la información, 19(1), pp.28-34. https://doi.org/10.3145/epi.2010.ene.04
Costa, F.; De Sagastizábal, L. (2016). Las editoriales universitarias: los caminos de la profesionalización. Anuario CEEED, 8(8), pp. 157-182.
De Sagastizábal, L. (2005). Estudio comparativo de las editoriales universitarias de América Latina y el Caribe. IESALC.
Diamond, A. y Astudillo, J. (2017). Industrias creativas culturales en Panamá: diagnóstico del sector y relevancia económica. BID.
Eulac. (2019). ¿Qué es Eulac? https://eulac.org/nosotros/que-es-eulac/
Faria Reyes, E. (2007). La editorial universitaria como centro de actividad estratégica Telos, 9(2), pp. 221-230. http://ojs.urbe.edu/index.php/telos/article/view/1316.
Giménez-Toledo, E., Tejada-Artigas, C. y Mañana-Rodríguez, J. (2018). Las editoriales universitarias iberoamericanas: una aproximación a su perfil y a sus procesos de selección de originales. Revista Española de Documentación Científica, 41(2), pp. 1-16. https://cerlalc.org/wp-content/uploads/2019/05/Editoriales-universitarias.pdf.
González, M.L. y Codagnone, T. (2004). La organización universitaria. IV Coloquio Internacional sobre Gestao Universitária na America do Sul. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/35737/Manuel%20L.Gonz%c3%a1lez%20-%20La%20organizacion%20universitaria.pdf?sequence=4&isAllowed=y.
Kaplán, R.S. y Norton, S.P. (2004) Mapas estratégicos: convirtiendo los activos intangibles en resultados tangibles. Ediciones Gestión 2000.
Ley 30 del 2006 (20 de julio), que crea el sistema nacional de evaluación y acreditación para el mejoramiento de la calidad de la educación superior universitaria. https://docs.panama.justia.com/federales/leyes/30-de-2006-jul-25-2006.pdf
Liriano, A. y Villamán, M. (2003). Políticas editoriales universitarias. Secretaría de Estado de Educación Superior Ciencia y Tecnología-IESALC
López Suárez, M. y Larrañaga Rubio, J. (2010). El e-book y la industria editorial española. Revista Interamericana de Bibliotecología, 33(1), pp. 85.103. https://revistas.udea.edu.co/index.php/RIB/article/view/6281.
Márquez, J. L. (2014). Desarrollo de las organizaciones complejas bajo una perspectiva sinérgica del talento humano. Visión Gerencial, 2, pp. 273-290. erevistas.saber.ula.ve/index.php/visiongerencial/article/view/5403/5196.
Mata Ordaz de B, Y.V. y Pesca de Acosta, C.A. (2011). La gestión del conocimiento en las universidades como baluarte organizacional. InterSedes: Revista de Las Sedes Regionales, 12(23), pp. 56-73. https://www.redalyc.org/pdf/666/66622603005.pdf.
Ministerio de Cultura de Colombia (2017). Economía naranja. Recuperado de http://www.mincultura.gov.co/Economa%20Naranja/economianaranja.html
Ministerio de Cultura de Colombia. (2017). Economía naranja. http://www.mincultura.gov.co/Economa%20Naranja/economianaranja.html
Morales Thomas, N. (2011). La revolución silenciosa de las editoriales universitarias. El Tiempo. https://www.eltiempo.com/archi vo/documento/MAM-4529170
Morantes Higuera, A.E. y Acuña Corredor, G.A. (2012). Propuesta de modelo de gestión para educación superior a distancia: una aproximación. Zona Próxima, 18, pp. 72-92. http://www.scielo.org.co/pdf/zop/n18/n18a07.pdf.
Morin, E. (1995). Las reorganizaciones genéticas. Editorial Kairos.
Muñoz Rocha, C. (2015). Metodología de la investigación. Oxford University Press.
Nogueira Dobarro, A. (2009). Universidad y edición: conocimiento y sociedad. Asociación de Editoriales Universitarias de Colombia.
Ochoa Sandy, G. (2009). Indicadores de cultura. Editoriales universitarias, ¿tienen futuro? (Segunda parte). Revista Este País, 24. https://archivo.estepais.com/site/wp-content/uploads/2009/08/26_cultura_indicadores.pdf
Ponjuán Dante, G. (2015). La gestión del conocimiento desde las ciencias de la información: responsabilidades y oportunidades. Revista Cubana de información en Ciencias de la salud, vol.26 no.3, versión online. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2307-21132015000300002
Pontificia Universidad Javeriana de Cali. (2016). Objetivo del proceso. Recuperado de https://www.javerianacali.edu.co/objetivo-del-proceso
SELA. (2017). Directorio de organismos, instituciones y agencias intergubernamentales latinoamericanas y caribeñas. http://directorio.sela.org/listado-de-organismos/csuca.aspx
Como Citar
Licença
Os autores possuem os direitos sobre os artigos e, portanto, têm a liberdade de dividir, copiar, distribuir, executar e comunicar publicamente a obra sob as seguintes condições:
Reconhecer os créditos da obra da forma detalhada pelo autor ou licenciante (mas não de uma forma que possa sugerir que tem seu suporte ou que suportam o uso feito da sua obra).
SIGNOS está com uma licença Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
A Universidad Santo Tomás conserva os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas, favorecendo e permitindo a sua reutilização sob a licença acima indicada.