Published
2018-06-28

Presença em Tatsumi Hijikata: Shintai-Nikutai

Presence in Tatsumi Hijikata: Shintai-Nikutai

DOI: https://doi.org/10.15332/s2248-4418.2016.0002.02
Bárbara de Souza Carbogim

Abstract (en)

On this work we are going to travel through the concept of presence which is the core of the research named For a political poetic: presence and ankoku butoh. Observing some pillars that sustain the understanding of presence developed by Hans Ulrich Gumbrecht, we are going to interconnect it more precisely to the scenic presence of the japanese dancer Tatsumi Hijikata. Therefore, we are going into this artist’s work more deeply, uncovering in his proposal of corporeal research the key for the presence. Not by chance, we are going to permeate the corporeal qualities of shintai and nikutai which are distincts possibilities of this body that dances.
Keywords (en): Body, presence, butoh, Tatsumi Hijikata.

Abstract (es)

Neste trabalho transitaremos pelo conceito de presença que é o cerne da pesquisa denominada Por uma poética política: presença e ankoku butô. Tendo em vista alguns pilares que sustentam o entendimento de presença desenvolvido por Hans Ulrich Gumbrecht, o interligaremos mais precisamente à presença cênica do dançarino japonês Tatsumi Hijikata. Para tanto, adentraremos mais profundamente no trabalho deste artista, desvendando em sua proposta de pesquisa corporal a chave para a presença. Não por acaso, permearemos as qualidades corpóreas do shintai e nikutai que são possibilidades distintas desse corpo que dança.

Keywords (es): corpo, presença, butô, Tatsumi Hijikata.
Bárbara de Souza Carbogim, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG

Mestranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Universidade Federal de Ouro Preto
– UFOP. Grupo de Pesquisa: CNPq HÍBRIDA – Poéticas Híbridas da Cena Contemporânea. Linha de Pesquisa: Processos e Poéticas da Cena Contemporânea. Projeto de Pesquisa: Por uma poética política: presença e ankoku butô.

References

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Gumbrecht, H. U. (2010). Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir.

Soares, A. I. (Tradu.). Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio.

Lehmann, H. T. (2007). Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify.

Peretta, E. (2015). O soldado Nu origens da Dança Butô. São Paulo: Perspectiva. Tdr – the drama review. (2000). To prison. Cambridge, 44(1), Spring.

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How to Cite

de Souza Carbogim, B. (2018). Presence in Tatsumi Hijikata: Shintai-Nikutai. Cuerpo, Cultura Y Movimiento, 6(2), 133-142. https://doi.org/10.15332/s2248-4418.2016.0002.02