Publicado
28-06-2018

Corporeidade e performatividade: relações e fricções

Corporeality and Performativity: relations and frictions

DOI: https://doi.org/10.15332/2422474x/4417
Paloma Bianchi

Resumen (es)

As noções de corporeidade e performidade ocupam, na atualidade, um lugar relevante nas pesquisas contemporâneas de teatro, dança e performance. Não obstante, pouco se tem pesquisado sobre a relação existente entre elas, o que faz que suas diferenças e similitudes não sejam discutidas, de forma mais ampla, no âmbito das artes do corpo. Devido à complexidade inerente tanto na noção de corporeidade quanto na noção de performidade, este artigo não pretende esgotar as discussões emergentes quando estas noções são colocadas em relação e fricção. Pretende-se aqui apresentar alguns indícios que permitam uma aproximação entre estes temas, tendo como perspectiva um processo de criação do coletivo Mapas e Hipertextos, coletivo de pesquisa e criação em artes presenciais, com sede na cidade de Florianópolis, Brasil.

Palabras clave (es): corporeidade, performatividade, processo criativo, performance

Resumen (en)

The notions of corporeality and performativity occupy a place of importance in contemporary research of theater, dance and performance art. Still, little is investigated on the relation between them, which makes their differences and their similarities not as widely discussed in the field of the arts of the body as it could. Due to the inherent complexity of both corporeality notion as the notion performativity, this article does not aim to exhaust the discussions which emerge when such notions are placed in relation and rubbed. It is intended here to present some indications that allow a connection between those notions, under the perspective of Mapas e Hipertextos’ creation process, a research and creation art collective headquartered in Florianopolis, Brazil.
Palabras clave (en): corporeality, performativity, creation process, performance
Paloma Bianchi, FAPESC

Bailarina, professora e pesquisadora. Doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Cómo citar

Bianchi, P. (2018). Corporeidade e performatividade: relações e fricções. Cuerpo, Cultura Y Movimiento, 6(1), 47-60. https://doi.org/10.15332/2422474x/4417