Estrategias y métodos para la gestión del conocimiento de acuerdo con los requisitos NTC-ISO 30401:2019
Strategies and methods for knowledge management in accordance with the NTC-ISO 30401: 2019 requirements
Estratégias e métodos para a gestão do conhecimento conforme os requisitos NTC-ISO 30401:2019
Resumo (pt)
Este artigo visa descrever estratégias e métodos para a gestão do conhecimento conforme as exigências do padrão técnico NTC-ISO 30401:2019. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica dos conceitos utilizados nas estratégias de gestão do conhecimento, criação e transferência do conhecimento com base nos requisitos deste padrão. A relação obtida segundo a perspectiva de cada autor e nos diferentes campos de estudo, indicou que 52% mostra que a estratégia de personalização e a estratégia de codificação são as estratégias de gestão do conhecimento (EGC) mais utilizadas. Entretanto, o estudo também sugere a importância de estabelecer o tipo de conhecimento gerenciado dentro da organização, a fim de implementar a estratégia mais apropriada para o sucesso da gestão do conhecimento dentro das empresas.
Resumo (en)
This article aims at describing strategies and methods for knowledge management in accordance with the requirements of the technical standard NTC-ISO 30401: 2019. For this, a literature review of the concepts used in knowledge management, knowledge creation and knowledge transfer strategies was carried out based on this standard requirements. The relationship obtained according to each author perspective and in the different fields of study, indicated that 52% show that the personalization strategy and the coding strategy are the most used knowledge management strategies (KMS). However, the study also suggests the importance of establishing what type of knowledge is managed within the organization, in order to implement the most appropriate strategy for the success of knowledge management within companies.
Resumo (es)
El objetivo de este artículo es describir estrategias y métodos para la gestión del conocimiento de acuerdo con los requisitos de la norma técnica NTC-ISO 30401:2019. Para esto se realizó una revisión literaria de los conceptos utilizados en las estrategias de gestión del conocimiento, creación del conocimiento y la transferencia del conocimiento basados en los requisitos de esta norma. La relación obtenida según, la perspectiva de cada autor y en los diferentes campos de estudio, indicó que el 52 % demuestra que la estrategia de personalización y la estrategia de codificación son las estrategias de gestión de conocimiento (EGC) más utilizadas. Sin embargo, el estudio también sugiere la importancia de establecer qué tipo de conocimiento es manejado dentro de la organización, con el fin de implementar la estrategia más apropiada para el éxito de la gestión del conocimiento dentro de las empresas.
Referências
Acosta, J. D. A. (2011). Implementación de un modelo de gestión del conocimiento en los procesos organizacionales: Caso Disan s [tesis de pregrado]. Pontificia Universidad Javeriana. https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/5651/tesis720.pdf;sequence=1
Aktürk, B. K., y Kurt, M. (2016). An Empirical Study of the Relationship Between Knowledge Management Practices and Strategy Formulation Capabilities. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 235, 739-745. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.11.075
Alimohammadlou, M., y Eslamloo, F. (2016). Relationship between Total Quality Management, Knowledge Transfer and Knowledge Diffusion in the Academic Settings. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 230, 104-111. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.09.013
Ángeles Briceño Moreno, M. D. L., y Bernal Torres, C. A. (2010). Estudios de caso sobre la gestión del conocimiento en cuatro organizaciones colombianas líderes en penetración de mercado. Estudios Gerenciales, 26(117), 173-193. https://doi.org/10.1016/S0123-5923(10)70140-6
Barbón Pérez, O. G., y Fernández Pino, J. W. (2018). Rol de la gestión educativa estratégica en la gestión del conocimiento, la ciencia, la tecnología y la innovación en la educación superior. Educación Médica, 19(1), 51-55. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.12.001
Basañez, A. (2012). Metodología de Evaluación y Gestión del Conocimiento dinámico por procesos utilizando como soporte TIC el Entorno Colaborativo de Trabajo basado en el modelo de creación de Conocimiento de Nonaka-Takeuchi. Caso de estudio en el área de Gestión de proyectos de I+D+i en institución avanzada en Conocimiento [tesis doctoral]. Universidad de Córdoba. https://helvia.uco.es/xmlui/handle/10396/12114
Bittsánszky, A., Tóth, A. J., Illés, C. B., y Dunay, A. (2015). Knowledge and practice in food safety processes―A case study on Hungarian school catering. International Journal of Innovation and Learning, 18(3), 380. https://doi.org/10.1504/IJIL.2015.071554
Bustelo, C., y Amarilla, R. (2001). Gestión del conocimiento y gestión de la información. Revista PH, 226. https://doi.org/10.33349/2001.34.1153
Cahyaningsih, E., Sensuse, D. I., y Noprisson, H. (2017). Multi Methods for Knowledge Management Strategy Roadmap of Government Human Capital Management. Procedia Computer Science, 124, 496-503. https://doi.org/10.1016/j.procs.2017.12.182
Chang, T.-C., y Chuang, S.-H. (2011). Performance implications of knowledge management processes: Examining the roles of infrastructure capability and business strategy. Expert Systems with Applications, 38(5), 6170-6178. https://doi.org/10.1016/j.eswa.2010.11.053
Cheng, E. C. K. (2015). Knowledge Sharing for Creating School Intellectual Capital. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 191(2), 1455-1459. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.307
Ciampi, F., Marzi, G., Demi, S., y Faraoni, M. (2020). The big data-business strategy interconnection: A grand challenge for knowledge management. A review and future perspectives. Journal of Knowledge Management, 24(5), 1157-1176. https://doi.org/10.1108/JKM-02-2020-0156
Cueva, E., Acosta, B., Idrobo, P., y Rueda, I. (2017). Los beneficios de la gestión del conocimiento en las organizaciones deportivas: un análisis crítico. Espacios, 38(44). https://www.revistaespacios.com/a17v38n44/a17v38n44p24.pdf.
Da Cunha, D. T., Fiorotti, R. M., Baldasso, J. G., de Sousa, M., Fontanezi, N. M., Caivano, S., Stedefeldt, E., de Rosso, V. V., y Camargo, M. C. R. (2013). Improvement of food safety in school meal service during a long-term intervention period: A strategy based on the knowledge, attitude and practice triad. Food Control, 34(2), 662-667. https://doi.org/10.1016/j.foodcont.2013.06.003
Donate, M. J., y Guadamillas, F. (2010). Estrategia de gestión del conocimiento y actitud innovadora en empresas de castilla-la mancha. Un estudio exploratorio. Investigaciones Europeas de Dirección y Economía de la Empresa, 16(1), 31-54. https://doi.org/10.1016/S1135-2523(12)60002-1
Fakhrulnizam Mohammad, M., Abdullah, R., Ab. Jabar, M., y Nor Haizan Nor, R. (2020). Contextualizing The Framework For Knowledge Management System At The Organizational Level. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 769, 012048. https://doi.org/10.1088/1757-899X/769/1/012048
Galeon, D. H., y Palaoag, T. D. (2020). Knowledge management system (KMS) framework for outcomes-based education sustainability. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 803, 012034. https://doi.org/10.1088/1757-899X/803/1/012034
Heinrich, S., Laporte Uribe, F., Roes, M., Hoffmann, W., Thyrian, J. R., Wolf-Ostermann, K., y Holle, B. (2016). Knowledge management in dementia care networks: A qualitative analysis of successful information and support strategies for people with dementia living at home and their family caregivers. Public Health, 131, 40-48. https://doi.org/10.1016/j.puhe.2015.10.021
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw Hill Interamericana.
Hong, D., Suh, E., y Koo, C. (2011). Developing strategies for overcoming barriers to knowledge sharing based on conversational knowledge management: A case study of a financial company. Expert Systems with Applications, 38(12), 14417-14427. https://doi.org/10.1016/j.eswa.2011.04.072
Hong Ng, A. H., Yip, M. W., Din, S. binti, y Bakar, N. A. (2012). Integrated Knowledge Management Strategy: A Preliminary Literature Review. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 57, 209-214. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.09.1176
Hyska, J., Burazeri, G., Menza, V., y Dupouy, E. (2020). Assessing nutritional status and nutrition-related knowledge, attitudes and practices of Albanian schoolchildren to support school food and nutrition policies and programmes. Food Policy, 98, 101888. https://doi.org/10.1016/j.foodpol.2020.101888
Icontec. (2019). Norma Técnica Colombiana NTC-ISO 30401. Sistemas de gestión del conocimiento. Requisitos. Icontec.
ISO. (2018). ISO 30401/2018 Sistema de gestión del conocimiento. ISO.
Jabeen, F., y Al Dari, T. (2020). A framework for integrating knowledge management benefits in the UAE organisations. Knowledge Management Research & Practice, 1-15. https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1780966
Laihonen, H., y Kokko, P. (2020). Knowledge management and hybridity of institutional logics in public sector. Knowledge Management Research & Practice, 1-15. https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1788429
Lengnick-Hall, C. A., y Griffith, R. J. (2011). Evidence-based versus tinkerable knowledge as strategic assets: A new perspective on the interplay between innovation and application. Journal of Engineering and Technology Management, 28(3), 147-167. https://doi.org/10.1016/j.jengtecman.2011.03.003
Litvaj, I., y Stancekova, D. (2015). Decision—Making, and Their Relation to The Knowledge Management, Use of Knowledge Management in Decision—Making. Procedia Economics and Finance, 23, 467-472. https://doi.org/10.1016/S2212-5671(15)00547-X
Lozano, C. M. R. (2015). Diseño de un modelo de transferencia del conocimiento para el manejo del sector autopartista en Bogotá [tesis de maestría]. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. https://repository.udistrital.edu.co/bitstream/handle/11349/7238/TESIS%20CLAUDIA%20RIA%C3%91O%20VERSION%20TERMINADA%2015%208.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Marques Júnior, E., Gobbo, J. A., Fukunaga, F., Cerchione, R., y Centobelli, P. (2020). Use of knowledge management systems: Analysis of the strategies of Brazilian small and medium enterprises. Journal of Knowledge Management, 24(2), 369-394. https://doi.org/10.1108/JKM-06-2019-0334
Mládková, L. (2014). Knowledge Strategy: Key Player or Relict of the Past? Procedia - Social and Behavioral Sciences, 150, 628-636. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.09.082
Morales, G. M., y Rosaleñ, R. C. (2009). Estrategia de gestion del conocimiento en una pequeña empresa [tesis de especialización]. Universidad San Buenaventura.
Ng, A. H. H., Yip, M. W., Din, S. binti, y Bakar, N. A. (2012). Integrated Knowledge Management Strategy: A Preliminary Literature Review. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 57, 209-214. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.09.1176
Nonaka, I. and Takeuchi, H. (1995) The Knowledge-Creating Company, Oxford University Press, New York.
Novianto, O., y Puspasari, D. (2012). Knowledge Management System’s Implementation in a Company with Different Generations: A Case Study. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 65, 942-947. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.11.224
Özlen, M. K., y Handzic, M. (2020). Ambidextrous Organisations from the Perspective of Employed Knowledge Management Strategies: Evidence from Turkey. Journal of Information & Knowledge Management, 19(02), 2050003. https://doi.org/10.1142/S0219649220500033
Ozmen, F., y Muratoglu, V. (2010). The competency levels of school principals in implementing knowledge management strategies The views of principals and teachers according to gender variable. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2(2), 5370-5376. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.875
Petrova, G. I., Smokotin, V. M., Kornienko, A. A., Ershova, I. A., y Kachalov, N. A. (2015). Knowledge Management as a Strategy for the Administration of Education in the Research University. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 166, 451-455. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.552
Rito, A. I., Mendes, S., Santos, M., Goiana-da-Silva, F., Cappuccio, F. P., Whiting, S., Dinis, A., Rascôa, C., Castanheira, I., Darzi, A., y Breda, J. (2020). Salt Reduction Strategies in Portuguese School Meals, from Pre-School to Secondary Education—The Eat Mediterranean Program. Nutrients, 12(8), 2213. https://doi.org/10.3390/nu12082213
Robbins, S. P., y Judge, T. A. (2009). Comportamiento organizacional. Pearson Educación.
Rodríguez, D. (2006). Modelos para la creación y gestión del conocimiento: Una aproximación teórica. Educar, 37, 25-39. https://ddd.uab.cat/pub/educar/0211819Xn37/0211819Xn37p25.pdf
Rodríguez Rojas, Y. L. (2019). Mejores prácticas para gestionar el conocimiento según la ISO 30401. Sisgnos, Investigación en Sistemas de Gestión, 11(2), 9-20. https://doi.org/10.15332/24631140.5090
Salazar, F. (2014). Estrategias para la implementación de Gestión del Conocimiento para la empresa UNE–Telefónica de Pereira [tesis de maestría]. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/31080
Saldarriaga Ríos, J. G. (2013). Responsabilidad social y gestión del conocimiento como estrategias de gestión humana. Estudios Gerenciales, 29(126), 110-117. https://doi.org/10.1016/S0123-5923(13)70026-3
Santosus, M. and Surmacz, J. (2002) ‘ABCs of knowledge management’, CIO Magazine’s Knowledge Management
Sibanyoni, J. J., Tshabalala, P. A., y Tabit, F. T. (2017). Food safety knowledge and awareness of food handlers in school feeding programmes in Mpumalanga, South Africa. Food Control, 73, 1397-1406. https://doi.org/10.1016/j.foodcont.2016.11.001
Simón-Díaz, B. F., Garay-Robles, G., y Calsina-Ponce, W. C. (2020). Modelo de gestión de conocimiento para el programa nacional de alimentación escolar Qali Warma. Investigación Valdizana, 14(1), 15-21. https://doi.org/10.33554/riv.14.1.501
Strunga, A. (2015). The Integration of Virtual Learning Communities into Universities’ Knowledge Management Models. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 197, 2430-2434. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.306
Suh, T., Khan, O. J., Schnellbächer, B., y Heidenreich, S. (2020). Strategic accord and tension for business model innovation: Examining different tacit knowledge types and open action strategies. International Journal of Innovation Management, 24(04), 2050039. https://doi.org/10.1142/S1363919620500395
Trivella, L., y Dimitrios, N. K. (2015). Knowledge Management Strategy within the Higher Education. The Case of Greece. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 175, 488-495. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.1227
Uceda-Martos, P. (2015). Metodología de implantación del modelo Nonaka y Takeuchi. Caso: Proceso de prácticas preprofesionales para una universidad de la región Cajamarca, Perú (Zack, s. f.)Van Eerd, D. (2019). Knowledge transfer and exchange in health and safety: A rapid review. Policy and Practice in Health and Safety, 17(1), 54-77. https://doi.org/10.1080/14773996.2018.1508116
Wiig, C. M. (1997). Knowledge Management: An Introduction and Perspective. The journal Knowlegde management, 1, 6-14.
Yang, J. (2010). The knowledge management strategy and its effect on firm performance: A contingency analysis. International Journal of Production Economics, 125(2), 215-223. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2010.03.012
Zack, M. (1999). Developing a Knowledge Strategy. Vol 41(3), ppg 125-145.
Zaim, S., Bayyurt, N., Tarim, M., Zaim, H., y Guc, Y. (2013). System Dynamics Modeling of a Knowledge Management Process: A Case Study in Turkish Airlines. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 99, 545-552. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.10.524
Como Citar
Licença
Os autores possuem os direitos sobre os artigos e, portanto, têm a liberdade de dividir, copiar, distribuir, executar e comunicar publicamente a obra sob as seguintes condições:
Reconhecer os créditos da obra da forma detalhada pelo autor ou licenciante (mas não de uma forma que possa sugerir que tem seu suporte ou que suportam o uso feito da sua obra).
SIGNOS está com uma licença Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
A Universidad Santo Tomás conserva os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas, favorecendo e permitindo a sua reutilização sob a licença acima indicada.